1.753.356 acessos

Notícias

Presidente do Colégio Registral participa de evento com autoridades do RS

O encontro, promovido pelo Sindiregis, teve como objetivo apresentar o novo modelo de gestão da entidade sindical

Durante a manhã desta terça-feira (27/02), o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, participou de um café com autoridades estaduais e federais, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Promovido pelo Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), o evento teve como objetivo apresentar o novo modelo de gestão da entidade sindical.

O presidente do Sindiregis, Carlos Fernando Reis, iniciou a apresentação destacando que o novo modelo de gestão foi baseado método branding, além de falar sobre as ações realizadas ao longo de 2017. “Receber a chave de um cartório é como administrar uma empresa, que tem problemas como todas as outras, mas com a responsabilidade de levar para a sociedade atos simples, porém importantes, que não serão contestados porque foram registrados”.

Em seguida, a secretária-geral do Sindiregis, Joana Malheiros, apresentou o projeto “Cartórios ao Lado da Sociedade”. Segundo ela, o objetivo é aproximar a sociedade dos cartórios visando oferecer esclarecimentos aos cidadãos sobre seus direitos. Já o consultor técnico João Hilgert falou sobre o desenvolvimento da marca do Sindicato e a nova metodologia corporativa em entidades de classe que está sendo utilizada na gestão.


O presidente do Colégio Registral parabenizou o Sindiregis pela iniciativa de levar para a comunidade o trabalho que está sendo desenvolvido. Ele citou a importância da Lei nº 13.484/17, que transformou Cartórios de Registro Civil brasileiros em Ofícios da Cidadania, e o Provimento 66/2018, do Conselho Nacional de Justiça, que atribui aos registradores civis a desjudicialização de novas atividades. “Vamos lutar para que o Rio Grande do Sul passe a emitir o Registro Geral e também o passaporte, que é um dos objetivos que todos querem, pois vai ajudar a quem reside em localidades distantes a ter acesso a estes serviços”.

Presente na ocasião, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Elizandro Sabino, informou que já foram produzidas 1.252 certidões de nascimento com o projeto Prefeitura nos Bairros, em parceria com o Sindiregis, além de 40 certidões para moradores de rua e um casamento coletivo com sete casais. De acordo com Sabino, já está sendo pensado um próximo casamento coletivo em Porto Alegre, também gratuito.

Participaram do evento representantes da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, do Instituto Geral de Perícias (IGP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), do Conselho Tutelar de Porto Alegre, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, da Corregedoria Geral de Justiça, do Instituto Brasileiro de Direito de Família - Seção do Rio Grande do Sul (IBDFAM), do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), da Receita Federal e do Senado Federal.


Fonte:
Assessoria de Imprensa

27/02/2018

Galeria de Imagens