3 de setembro de 2021

Inovação na área notarial e registral: Plataforma Cartórioflix é lançada em cerimônia no Park Studio, em Canoas

Em uma iniciativa da Fundação Escola Notarial e Registral do RS (Fundação Enore), com o patrocínio e parceria do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), e apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, foi realizada nesta quinta-feira (02.09), o lançamento da plataforma Cartórioflix, com o slogan “Mentes que se expandem, prosperam. Nunca pare de aprender!”.

A solenidade, feita no formato híbrido, ocorreu de forma presencial no Park Studio Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com a participação de convidados também de modo virtual, pela plataforma Zoom, em virtude das medidas sanitárias em decorrência da pandemia de covid-19. O acompanhamento da cerimônia também pode ser realizado por meio do canal do YouTube da Fundação Enore.

A cerimônia ainda contou com a presença de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como recurso de tradução para surdos e reuniu autoridades do Poder Judiciário e de órgãos da sociedade civil, além de presidentes e representantes das entidades extrajudiciais do RS, bem como profissionais da imprensa.

De forma presencial, estavam no evento a presidente da Fundação Enore, Juliana Follmer Bortolin Lisboa; o presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer; o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva; a vice-presidente do Colégio Registral do RS, Denize Alban Scheibler, que preside também o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS); e a CEO da CartórioFlix, Sabrina Gomes Regra.

Pronunciamentos

Após as falas de boas-vindas, a CEO da CartórioFlix, Sabrina Gomes Regra, apresentou a todos o objetivo da plataforma e como ela funciona. “É uma alegria e uma honra estar aqui hoje com tantos líderes, notários e registradores, administradores de cartório, que participaram dessa jornada de alguma forma”, ressaltou Sabrina, realizando na sequência a apresentação do que é a CartórioFlix.

Iniciando as manifestações das entidades envolvidas na iniciativa, a vice-presidente do Colégio Registral do RS, Denize Alban Scheibler, destacou que a plataforma “é uma ideia maravilhosa que recebemos como um presente nesse momento muito especial pelo qual o mundo passa”. A registradora ainda apontou que dentre tantos aspectos positivos do projeto, o primeiro é a democratização do acesso ao conhecimento notarial e registral.

Na sequência, o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, falou brevemente sobre a história da Fundação Enore e ressaltou a importância da plataforma. “Não é um curso com começo e fim, não é uma reedição, não é um curso técnico, é muito mais. É uma oportunidade de formação contínua dos colaboradores, dos campos de conhecimento, habilitação e atitudes”, complementou Lamana Paiva.

A presidente da Fundação Enore, Juliana Follmer Bortolin Lisboa, ressaltou sobre como surgiu a parceria para a efetivação da plataforma. “O projeto Cartórioflix nasce de um projeto apresentado pelo presidente do CNB/RS, José Flávio, que nos apresentou a proposta, idealizada pela CEO da Cartórioflix, Sabrina Regra, onde então nos ofereceu um produto arrojado e inovador para todos os notários e registradores do Brasil, para prepostos também que já trabalham na atividade extrajudicial e para demais operadores do Direito, que se relacionam ou têm interesse no conhecimento da nossa atividade”, disse Juliana Follmer.

“Hoje eu vejo nós todos dedicados a uma missão fundamental: atender melhor o cidadão brasileiro, e nós sim somos capazes disso e seremos ainda mais com o apoio e com os conhecimentos que a Cartórioflix vai transmitir através dessa parceria com a Enore, com o apoio do Colégio Registral do RS e do Fórum de Presidentes da Anoreg/RS”, salientou o presidente do CNB/RS e patrocinador do Cartórioflix, José Flávio Bueno Fischer.

Plataforma Cartórioflix

A Cartórioflix é uma plataforma de assinatura de cursos para treinamentos, que visa a manutenção da gestão do conhecimento dos cartórios, bem como a melhoria contínua da prestação de serviços. Ela é voltada a quem trabalha, ou deseja trabalhar, em cartórios, podendo ser realizada a inscrição em um dos treinamentos oferecidos, seguindo as trilhas de conhecimento, que integram o programa de desenvolvimento profissional contínuo, e funciona como um serviço de streaming.

Acesso à plataforma

Os cartórios terão acesso a todos os cursos da plataforma, que em pacotes com um valor mínimo já oferecem o direito a treinamentos com certificado a cinco funcionários e um líder. A partir disso, cada serviço extrajudicial pode fazer uma composição que atenda ao número de colaboradores que queira treinar.

A plataforma não é exclusiva aos cartórios e associados das entidades que representam o setor. O acesso também é oportunizado para pessoas que tenham vontade de se candidatar a uma vaga nos cartórios de suas cidades.

Encerramento

Após as falas de encerramento dos presidentes das entidades envolvidas no projeto, e da CEO do Cartórioflix, também fizeram breves manifestações a presidente da União Internacional do Notariado (UINL), notária argentina Cristina Armella; o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB); Jordan Fabrício Martins; o presidente do Sindicado dos Serviços Notariais e de Registro do Estado do Amazonas (SINOREG/AM), Marcelo Lima filho; a presidente da Associação dos Notários e registradores do Estado do Pará (ANOREG-PA), Moema Locatelli Belluzzo; o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Luís Antônio de Abreu Johnson; o coordenador de Correição do TJRS, Sander Cassepp Fonseca; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul, José Carlos Espig; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), Romário Mezzari; o presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões – ARN, Sérgio Mersserschmidt. Também esteve presente o promotor de Justiça aposentado e jornalista, Cláudio Brito; e a jornalista do programa Momento Jurídico, Rejane Noschang.

A transmissão do evento de lançamento pode ser conferida neste link. Para conhecer a Cartórioflix, acesse www.cartorioflix.com.br e para informações e inscrições com descontos para associados das entidades de classe notariais e registrais, clique aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/RS | Fotos: Caroline Paiva – Assessoria de Comunicação do Colégio Registral do RS