10 de novembro de 2020

Colégio Registral do RS comemora 40 anos de atuação em Sessão Solene, nesta sexta-feira (13.11)

#40anoscolégioregistraldors

Nesta sexta-feira (13.11), o Colégio Registral do Rio Grande do Sul irá encerrar a série de ações relativas aos 40 anos de atuação da entidade e comemorar a data com dois grandes eventos on-line, visando respeitar as orientações de segurança sanitária decorrentes da pandemia de coronavírus. Pela tarde, das 15h às 16h, a live Sessão Solene, que contará com a participação de diversas autoridades dos Poderes instituídos, irá marcar a cerimônia oficial de aniversário.

Além do rito tradicional, hinos e mensagens da Diretoria, o evento terá ainda o pronunciamento dos convidados de honra e manifestação dos ex-presidentes. Para assistir à Sessão Solene e participar via chat, basta acessar o canal do Colégio Registral do Rio Grande do Sul no Youtube, no dia e horário marcados, ou por meio deste link. O evento é gratuito e aberto ao público.

Já na noite, das 19h30 às 21h30, os associados da entidade, bem como seus colaboradores, estarão convidados a participar da Live Comemorativa. A confraternização virtual contará com diversas atrações, como o resultado dos vencedores do concurso de vídeos “Parabéns Colégio Registral”, premiação do Mérito Registral, apresentação musical (com Duo Fábio e Raquel), além dos momentos de parabéns e brinde. A Live Comemorativa é exclusiva aos associados e seus colaboradores, que acessarão por meio do link recebido em convite especial.

 

Ações comemorativas

Desde maio, o Colégio Registral do RS já trabalhava com os preparativos para o aniversário, quando lançou o selo de comemoração relativo aos 40 anos. Depois, com base em uma pesquisa realizada com os associados nos meses de abril, maio e junho, que resultou em inúmeras sugestões de atividades, a entidade concluiu o cronograma de ações.

As ações resultaram em quatro Visitas Virtuais a cartórios de diferentes regiões do estado, abordando por meio de palestras ao vivo diversos temas de interesse da classe, também entrevistas com ex-presidentes e sócios-fundadores, contando as principais conquistas e desafios enfrentados na entidade, o Throwback Thursday (TBT) nas redes sociais, com fotos históricas da entidade, além do importante resgate da participação das mulheres nas gestões do Colégio Registral do RS.

 

Nossa história

O Colégio Registral do RS nasceu da necessidade de registradores gaúchos possuírem uma associação representativa própria que pudesse defender a classe e padronizar os procedimentos. No final da década de 1970 e no início da década de 1980, o sistema registral passava por grande turbulência, tanto institucional, quanto jurídica.

Foi então que, em 14 de novembro de 1980, no Teatro do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipê-RS), foi criado o Colégio Registral do Rio Grande do Sul. Seu primeiro presidente foi o registrador Oly Érico da Costa Fachin (in memoriam).

Atualmente presidida pelo registrador público Cláudio Nunes Grecco, a entidade tem por missão a garantia da fé pública, da autenticidade, da eficácia e da segurança jurídica dos negócios no Estado.

 

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Comunicação – Colégio Registral do RS