11 de fevereiro de 2020

Colégio Registral do RS realiza a primeira reunião de Diretoria de 2020

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, na tarde desta segunda-feira (10.02), a primeira reunião de Diretoria de 2020. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Porto Alegre.

Na ocasião, os presentes receberam a contadora Daniella Finco, que apresentou um relatório financeiro sobre a entidade, bem como discorreu sobre os demais assuntos administrativos e de recursos humanos. Em seguida, ainda debatendo temas internos, foram definidas novas regras e discutidas possibilidades para firmar convênios institucionais e convênios para serem oferecidos aos associados com empresas, fornecedores e prestadores de serviço. Os advogados Leonardo Lamachia e Lúcia Couto, do escritório Lamachia Advogados Associados, que presta assessoria jurídica para a entidade, também estiveram presentes para falar sobre atividades em andamento.

O Provimento nº 88/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre política, procedimentos e controles a serem adotados por notários e registradores visando a prevenção dos crimes de lavagem de dinheiro, foi o assunto seguinte. A entidade tem se preocupado com a normativa e buscado discutir o tema sempre que possível; o Comunicado Conjunto com o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) nº 001/2020 traz orientações aos associados acerca do Provimento, também sobre o cadastro no SISCOAF.

O XIV Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, que será realizado nos dias 22 e 23 de maio, no Hotel Master, em Gramado, também foi abordado durante a reunião. O evento já está com as inscrições abertas e ainda estão sendo definidas as programações principal e paralela, bem como os seus palestrantes. Mais informações podem ser acessadas no site http://encontronotarialeregistral.com.br. 

Os participantes também abordaram os Comunicados nº 001 e 002, de 2020, do Colégio Registral do RS, que versam sobre o recesso do Perguntas & Respostas (que terá uma nova forma de trabalho) e sobre os emolumentos dos convênios Cohab e Caixa-PAR. Todas as comunicações estão disponíveis na área do associado, na parte restrita do site da entidade.

Também foi relatado sobre a vinculação da entidade ao Colégio de Registro de Imóveis do Brasil (CORI-BR), o parecer da coordenadora de correição Sheila Bernardes Paulo, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), sobre a pesquisa pelo e-mail setorial, e a revisão do convênio entre a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), o TJ/RS e o Colégio Registral do RS.

Ainda, foi iniciado o diálogo sobre o projeto de 40 anos do Colégio Registral do RS. Na oportunidade, foi definido que será desenvolvido pela assessoria de comunicação um novo logotipo em alusão à data comemorativa. Também será formada uma Comissão para tratar das programações festivas e/ou educativas da data.

Participaram do encontro, o presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco, a vice-presidente, Denize Alban Scheibler, o 1º secretário Erik Esswein Müller, o 2º secretário Julio Cesar Weschenfelder (online), o 1º tesoureiro Paulo Ricardo de Ávila, o 2º tesoureiro João Pedro Lamana Paiva, a 2ª tesoureira do IRIRGS, Débora Cassol Richter da Silva, o representante do Conselho Deliberativo do IRIRGS, Sérgio Mersserschmidt, e a gestora administrativa do Colégio Registral do RS, Astrid Müller.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa