1 de dezembro de 2021

Colégio Registral do RS realiza Assembleia Geral Ordinária e apresenta Relatório da Gestão 2020-2021

Presidente Cláudio Nunes Grecco (ao centro) acompanhado dos representantes da Comissão Eleitoral da entidade, Alessandro Borghetti e Daniela Grandeaux 

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, na última sexta-feira (26.11), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para apresentação do Relatório de Resultados da Gestão de 2020-2021 e conclusão do período de votação para eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da entidade. A assembleia foi híbrida, com presença do presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco, e da equipe administrativa de forma presencial, tendo a participação dos associados de forma on-line, via aplicativo Zoom.

Na ocasião, o presidente Cláudio Nunes Grecco apresentou o balanço das ações promovidas durante os dois anos de seu mandato, iniciando com a discussão e votação do Relatório da Gestão, seguido da prestação de contas e eleições para o biênio 2022-2023. A atividade seguiu o disposto no edital de convocação, publicado em 26 de outubro no site da entidade.

Iniciando a AGO, o presidente falou sobre as atividades mais exitosas realizadas durante a gestão, como a sanção da Lei Estadual das Centrais Eletrônicas, a publicação do Provimento nº 36/2020 e os pedidos de revisão/alteração da Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), nos Artigos 649 e 579.

Na sequência, o presidente elencou as principais peças encaminhadas à Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em defesa da classe. Muitos dos pleitos estiveram relacionados à essencialidade dos serviços extrajudiciais perante a pandemia do coronavírus (orientações sobre prazos, adoção de critérios e bandeiras, inspeções virtuais), além de outros, como a continuidade da prestação de serviços da Central de Registro de Imóveis do Estado (CRI-RS), a proposição do Projeto de Lei envolvendo as cédulas rurais, a publicação de editais nos procedimentos de usucapião extrajudicial etc.

Em seguida, foram elencados todos os eventos realizados pela entidade no período, sendo os principais deles relacionados aos 40 anos da entidade, como as Visitas Virtuais, as entrevistas especiais com ex-presidentes e sócios-fundadores no projeto “40 Anos Fazendo História”, as lives solene e comemorativa, além das Caravanas Registrais Virtuais promovidas em 2021 e demais atividades. Todos eventos foram realizados de forma on-line.

Clique aqui para conferir as publicações referentes aos eventos de 40 anos do Colégio Registral do RS, realizados em 2020

Eventos de 2021:

Jornalista Caroline Paiva apresentou os resultados da Assessoria de Comunicação na gestão 2020-2021

Também foram apresentados aos associados os números e resultados da Assessoria de Comunicação – responsável pelas publicações e por toda a comunicação com os públicos de interesse da entidade. Na apresentação, foram demonstradas as principais atividades do período, como os releases produzidos para envio aos veículos de comunicação, as campanhas de fortalecimento institucional, o aumento do engajamento nas redes sociais, as notícias produzidas e clipadas no período, as publicações via boletins/newsletter e também via grupos no WhatsApp e Telegram, a cobertura de eventos, dentre outras ações.

Foram apresentadas ainda os números referentes às reuniões realizadas em prol dos interesses da categoria, sendo ao total 197 encontros, entre reuniões com entidades congêneres e assessorias (jurídica, comunicação, contábil e extrajudicial), acordos, convênios, cursos, palestras e webinários. Também os números de comunicações expedidas pela entidade com orientações para os associados, tendo o objetivo de auxiliar na resolução de dúvidas e padronizar os serviços, totalizando quase 100 comunicados no período.

Segundo o Relatório, o serviço de perguntas & Respostas, exclusivo aos associados, foi acionado 185 vezes em 2020 e 209 vezes em 2021. Hoje a entidade conta com 339 associados ativos.

Depois, foram elencados os principais serviços prestados pela assessoria jurídica do escritório Lamachia Advogados Associados. Foram realizados mais de 84 atos, entre Pareceres, Notificações, Ações Judiciais e Minutas de Acordos.

2º tesoureiro João Pedro Lamana Paiva apresentou a prestação de contas do período

Já a prestação de contas foi apresentada pelo 2º tesoureiro, João Pedro Lamana Paiva, que, junto à contadora Daniela Finco, explanou sobre a saúde financeira da entidade.

Contadora Daniela Finco falou sobre saúde financeira da entidade

Por fim, foi realizado o encerramento do prazo para a eleição dos novos membros da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da entidade, contando com a participação da Comissão Eleitoral, formada pelos associados Alessandro Borghetti, Daniela Grandeaux e Loanda Maria Lopes Milani.

Participaram da AGO e das eleições, membros da Diretoria e equipe administrativa, além de associados da entidade.

 

* Se você é associado(a) e deseja acessar a íntegra do material apresentado na AGO, solicite à Secretaria da entidade pelo e-mail secretaria@colegioregistralrs.org.br.

 

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Comunicação – Colégio Registral do RS