10 de julho de 2020

Colégio Registral do RS realiza Assembleia Geral Ordinária

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, durante a manhã desta sexta-feira (10.07), a Assembleia Geral Ordinária para apresentação do relatório de atividades semestral. O encontro aconteceu por videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

Antes do início das explanações, o presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco, sugeriu a realização de um minuto de silêncio em homenagem ao sócio-fundador da entidade e titular do Ofício de Registros Especiais de Santa Cruz do Sul, José Carlos Bellini, falecido nesta sexta-feira. Também foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao titular do cartório de Serviços Notariais e Registrais do Passo do Sabão e Viamópolis, Laerte Tadeu Galvão de Medeiros, falecido no último dia 29.

Primeiro ponto do relatório de atividades, as reuniões realizadas no primeiro semestre deste ano foram apresentadas. Ao todo, foram realizadas 60 reuniões entre janeiro e junho, sendo três da diretoria da entidade; 18 da diretoria do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS); seis do Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais do Estado; 19 reuniões para convênios e acordos de cooperação; e 14 para o desenvolvimento da Central de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI/RS) e do Colégio de Registro de Imóveis do Brasil (CORI/BR).

Foram expedidos 11 comunicados, sendo dois conjuntos com o IRIRGS e dois com a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS); 16 ofícios, sendo nove conjuntos com o IRIRGS e cinco com a Anoreg/RS; e quatro notas conjuntas de diretoria com o IRIRGS. Também foram apresentadas oito peças à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RS) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Com tudo o que aconteceu, este foi o semestre que nós tivemos mais trabalho. Então isso aqui, [a apresentação do relatório de atividades] representa só um pouco do que a gente fez”, disse Grecco – referindo-se à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e outros acontecimentos na área extrajudicial.

Também foram produzidos pela assessoria jurídica contratada pela entidade cinco pareces, duas notificações, quatro minutas de acordo, um comunicado e um boletim. “Eu gostaria de agradecer o trabalho desenvolvido pela nossa assessoria jurídica, que está se saindo, inclusive, melhor do que nós imaginávamos”, disse o presidente.

Em relação à assessoria de comunicação, foram apresentadas as atividades realizadas diariamente, como o clipping de notícias de interesse para a classe; atualização do site institucional; produção de conteúdo; alimentação das mídias sociais; acompanhamento do Diário de Justiça do Tribunal de Justiça (TJ/RS); e a cobertura de reuniões e eventos.

O 1º tesoureiro da entidade, Paulo Ricardo de Ávila, aproveitou a oportunidade para falar sobre a situação financeira da entidade, destacando que as planilhas de controle de caixa podem ser solicitadas por todos os associados.

“Tem algumas dificuldades que nós temos encontrado, em relação a manter a nossa entidade, mas o Colégio Registral tomou várias precauções, sem perder a qualidade dos serviços – algumas em conjunto com o IRIRGS e não poderia deixar de ser, porque uma entidade interfere na outra – mas sempre contou com a ajuda dos associados nos momentos de dificuldade”, disse Ávila.

O 2º tesoureiro, João Pedro Lamana Paiva, mencionou a importância de continuarem as doações para a campanha Cartórios do Bem #RS. “Agora, mais do que nunca, as pessoas estão tendo desemprego, a vulnerabilidade está maior e a fome está atacando mesmo. Eu sei que nós estamos com dificuldades também, mas quem ajudar com 10 ou 15 reais, já é o bastante porque é um prato de comida”.

A respeito da live com o programa Momento Jurídico, sobre a Lei da Pandemia e os 40 anos do Colégio Registral, que estava marcada para às 19h desta quinta-feira (09), o presidente informou que houve problemas técnicos e, por isso, não foi possível a realização da transmissão. Uma nova data será marcada.

Finalizando, Grecco destacou que a classe pode contar com o apoio do Colégio Registral. “Eu quero reforçar que os colegas podem contar sempre com o Colégio Registral, nós estamos aí para todos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa