19 de março de 2008

Constituída a Escola Notarial e Registral no II Encontro de Notários e Registradores

A ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL, firmada no último sábado, no dia 15 de março de 2008, no Hotel de Araçá em Capão da Canoa, por ocasião do II Encontro, visa guarnecer os Serviços Notariais e Registrais de mão-de-obra especializada para atuar em seus Ofícios.

Atualmente, os Tabeliães e Registradores encontram dificuldades de substituírem os funcionários que deixaram de trabalhar nas Serventias. O problema está na ausência de pessoas qualificadas que conheçam o dia-a-dia de um Tabelionato de Nota, de um Tabelionato de Protesto, de um Registro Civil de Pessoas Naturais, de um Registro Civil de Pessoas Jurídicas, de um Registro de Títulos e Documentos ou em um Registro de Imóveis.

Essa situação, portanto, desponta na necessidade de ensinar as atividades desenvolvidas pelos Serviços aos novos auxiliares. Como se sabe, o aperfeiçoamento de um funcionário demora algum tempo, não sendo raros os casos em que após todo o investimento, retiram-se do quadro funcional.

Assim, a Escola Notarial e Registral tem por finalidade formar, capacitar, atualizar pessoas, bem como promover um maior relacionamento e intercâmbio entre Registradores/Tabeliães e profissionais qualificados a atuar na área. De tal sorte que se de um lado beneficiam os delegatários dessas atividades, permitindo a estes maior opções de reciclagem do quadro funcional, bem como maior autonomia para negociar com seus empregados. Por lado, os candidatos são preparados para desempenharem com excelência as funções que lhes serão atribuídas.

A maior beneficiária é a Sociedade que contará com um grupo de funcionários qualificado para realização dos atos que são levados a registro ou ao Tabelionato, dando-lhes Segurança Jurídica.

Com efeito, a Comissão continua trabalhando no Regimento Interno e na Organização Pedagógica, para que em breve, possamos lançar o primeiro curso profissionalizante em Porto Alegre e no Interior do Estado. Aguardem!!!

Sapucaia do Sul/março/2008.

João Pedro Lamana Paiva
Diretor de Ensino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *