Diretoria eleita do Colégio Registral realiza cerimônia de posse, em Porto Alegre

A diretoria executiva e o conselho deliberativo do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, eleitos para o biênio 2020 – 2021, participaram de cerimônia de posse, na última sexta-feira (29), na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre. Representantes do judiciário, executivo e legislativo estiveram presentes para a transmissão de cargos.

O atual presidente do Colégio Registral, João Pedro Lamana Paiva, fez o uso da palavra para transferir o cargo de presidente a Claudio Nunes Grecco e destacou que estar à frente do Colégio Registral no mandato que se encerra é um sonho realizado.

“Estes dois anos foram de muito aprendizado no âmbito profissional e pessoal. Profissionalmente, uma das principais experiências foi o estreitamento de vínculos com os colegas registradores em função da interiorização da atividade por meio das Caravanas. Ir ao encontro dos colegas e das comunidades locais nas diversas regiões do Estado foi muito recompensador”, afirmou Lamana.

Em relação ao aspecto pessoal, para o presidente, a perseverança tornou-se um de seus pilares. “A persistência foi fundamental para concretizar o planejado no início da gestão e os relacionamentos interpessoais sempre engrandecem a todos que estão abertos à evolução. Aprendi aqui que as pessoas quando se unem, se envolvem e se engajam, tornam os desafios mais fáceis de serem solucionados”.

Lamana Paiva ainda afirmou que, apesar de ter a plena certeza de que a nova gestão será um sucesso, deseja êxito ao novo presidente. “Peço à nova Diretoria que trabalhe com paz e amor no coração, sempre pensando no outro, sem descuidar dos objetivos estatutários. É tempo de os serviços públicos, incluídos aqueles prestados por delegatários (Art. 236 da Constituição Federal), configurarem-se como facilitadores da vida do cidadão, e não como mais um entrave burocrático”, finalizou.

O presidente da comissão eleitoral, Gerson Astolfi Vivan, foi o responsável pela leitura do termo de posse. O presidente eleito, por sua vez, agradeceu a confiança. “O que eu posso prometer aos meus colegas é que a gente vai continuar o trabalho que foi começado pelos meus antecessores e isso não é uma tarefa fácil, porque o que foi feito aqui nos anos que me antecederam foi muito importante. Nós temos ótimos exemplos de colegas dedicados, que doaram sua vida, praticamente, à essa Instituição e eu me sinto muito honrado em ser presidente do Colégio. Fico muito feliz, agradeço a todos pelo voto de confiança e só posso prometer muito trabalho”.

Homenagens

Com objetivo de saudar os que prestaram relevantes serviços à atividade extrajudicial e ao Colégio Registral, a entidade presenteou quatro personagens com uma joia em formato de pregador de lapela e um diploma.

O primeiro agraciado, Décio José Gossler, titular aposentado do Registro de Imóveis de São Sepé, agradeceu a distinção e estimou seus votos “para que a classe [extrajudicial] não se perca e se mantenha profícua como sempre foi”. Gossler recebeu a homenagem pelas mãos de Lamana Paiva.

Danilo Alceu Kunzler, titular do Tabelionato de Notas de Estância Velha, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e tesoureiro no Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) e no Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), recebeu a outorga de Claudio Nunes Grecco.

“Quero saudar todas as autoridades presentes e agradecer pelo presente do Colégio Registral. Eu me sinto extremamente orgulhoso e feliz, e quero guardar com muito carinho para resto da minha vida essa homenagem que sei que é de coração e, talvez, merecida”, disse Kunzler.

O terceiro agraciado, Gerson Astolfi Vivan, titular do Serviço de Registro de Imóveis e Registro Civil das Pessoas Naturais de Veranópolis, e presidente da comissão eleitoral, recebeu a homenagem da presidente eleita do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Denize Alban Scheibler.

“Gostaria de falar que a maior homenagem que eu posso receber mesmo é poder participar desses momentos, poder ajudar a nossa classe, poder aprender com pessoas como Lamana Paiva, Grecco, Denize e tantos outros. Mas, também, não posso deixar de agradecer exatamente às pessoas que dão a base para que a gente possa se dedicar a isso. Minha esposa, Cleide, e a minha mãe, Dona Lourdes, registradora em São Marcos e que é a culpada disso tudo”, declarou Vivan.

O último agraciado, Cláudio Nunes Grecco, recebeu a distinção também de Lamana Paiva e agradeceu aos colegas e autoridades presentes pela homenagem.

Dando sequência às homenagens, o troféu Reconhecimento Registral foi entregue a autoridades representativas de poderes e instituições que colaboraram com a classe dos registradores gaúchos.

O presidente da gestão 2017 – 2019 do Colégio Registral fez a entrega das outorgas e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS), desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, fez o uso da palavra em nome dos agraciados.

Receberam o troféu, o juiz corregedor da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/RS), Lucas Maltêz Kachny; a juíza corregedora da CGJ/RS, Vanise Röhrig Monte; o juiz corregedor da CGJ/RS, Maurício Ramires; a desembargadora da CGJ/RS, Denise de Oliveira Cezar; o procurador geral de justiça do Ministério Público do Estado (MP/RS), Fabiano Dallazen; e o presidente do TJ/RS, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro.

“Sabemos que hoje em dia a sociedade exige eficiência e dinamismo com o custo adequado e esta é a missão de todos nós. É a missão do poder judiciário, do Ministério Público, da defensoria e é a missão do Colégio Registral. O dinamismo é fundamental, é o que a sociedade exige e o que os advogados e as partes necessitam. No caso específico do Colégio Registral, do Instituto (IRIRGS) e da Central (CRI/RS), sem dúvida, o sistema hoje existente, efetivamente informatizado, com essa possibilidade de pesquisa, em colocação no caso da Central, a disposição, sem dúvida é merecedora de elogios. […] Finalizando, agradeço em meu nome [e em nome de todos] por essa homenagem que nos é prestada”, afirmou Duro.

Fonte: Assessoria de Imprensa