24 de novembro de 2020

Lançado e-book gratuito sobre Expansão do Extrajudicial

Foi lançado, na última semana, um e-book gratuito sobre Expansão do Extrajudicial, que reúne profissionais da área de todo o País. A obra conta com a participação da titular do Tabelionato de Notas e Protestos de Agudo (RS), Daniela Bellaver, da titular do Cartório de Registro de Imóveis de Cruz Alta (RS), Flávia Bernardes de Oliveira, também do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva. Para fazer o download do material, basta acessar o link (https://www.marciellyrosa.com.br/formulario) e cadastrar seu e-mail.

Intitulada “A Expansão do Extrajudicial: Direito Notarial e Registral”, a obra foi idealizada e organizada pela advogada especialista em Direito Imobiliário, Marcielly Rosa Nunes. Segundo a idealizadora, o e-book visa auxiliar aqueles que atuam – ou pretendem atuar – na área, uma vez que reúne dicas simples e práticas de notários e registradores de todo o País.

“O assunto extrajudicial nunca esteve tão em alta como agora, durante a pandemia. Isso é devido ao crescente número das demandas judiciais, o que torna ainda mais excessiva a carga do Poder Judiciário. Em contrapartida, a sociedade clama por rapidez, economia e inovação, o que leva a crer que o futuro estará cada vez mais atrelado ao Direito extrajudicial”, explica.

A ideia de lançar o e-book e disponibilizá-lo de forma gratuita nasceu em somatório ao projeto “A Expansão do Extrajudicial”, liderado pela organizadora desde 2012.

“Se você é advogado, assessor jurídico ou estudante, e está interessado em saber mais sobre o extrajudicial, o e-book pode mostrar os meios e elucidar como são realizados os procedimentos nos cartórios. Fato é que a maioria dos cursos de Direito não contempla a disciplina de Direito Notarial e Registral, o que torna o processo difícil de ser compreendido na prática”, relata.

De acordo com a registradora de imóveis Flávia Bernardes de Oliveira, a proposta para escrever um dos capítulos do livro foi no sentido de que fossem abordados temas relevantes de forma acessível e simples, voltados para o público que utiliza os serviços. Flávia escreveu o capítulo “O Contrato de Arrendamento no Registro de Imóveis” e destaca que a ideia é que os usuários visualizem as vantagens de promover essa averbação e se preparem para o momento do cancelamento.

“Na minha circunscrição o agronegócio é muito forte e há muito interesse na averbação dos contratos de arrendamento. Ao observar o cotidiano do cartório, percebi a dificuldade prática nos cancelamentos desses contratos, o que me incentivou a explicar, de uma forma direta, como funciona esse tipo de contrato e qual sua relação com o registro de imóveis”, comenta.

 

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Comunicação – Colégio Registral do RS