25 de setembro de 2020

Palestra sobre Condomínio de Lotes marca primeira Visita Virtual do Colégio Registral do RS

#40anoscolégioregistraldors

Em alusão aos seus 40 anos de atuação, o Colégio Registral do Rio Grande do Sul está promovendo uma série de ações culturais e integrativas, incluindo Visitas Virtuais em diversas regiões do Estado para marcar a data. A primeira visita ocorreu na noite desta quinta-feira (24.09) e contou com uma palestra do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e titular do 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva, sobre Condomínio de Lotes.

A atividade contemplou a Região Oeste – Fronteira do Estado e teve como anfitrião o cartório de Registro de Imóveis de Santana do Livramento e sua titular, Terezinha Thalheimer Moraes. Na ocasião, Terezinha, que também é sócia-fundadora do Colégio Registral do RS, agradeceu a oportunidade de sediar o evento virtual, dizendo-se honrada em participar de forma ativa dos eventos de 40 anos da entidade.

O presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco, lembrou das Caravanas Registrais que percorrem o Estado e que ocorrem todos os anos, mas que neste período de pandemia não foi possível ser realizada. Grecco fez menção ainda à teoria da Modernidade Líquida, do filósofo polonês Zygmunt Bauman, e o seu impacto nas relações, principalmente virtuais.

“A ideia das visitas virtuais foi exitosa e brilhante. Tivemos que nos reinventar com relação as Caravanas e com os demais atos do Colégio Registral do RS, que serão virtuais por enquanto. Mas as visitas irão suprir essa lacuna e também irão abordar temas de imensa atualidade e importância”, disse.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santana do Livramento, Cláudio Gonçalves Munhoz, também presente na visita virtual, elogiou o trabalho do cartório de Registro de Imóveis anfitrião, ressaltando o compromisso da titular com a comunidade. Segundo ele, é um orgulho para a OAB local poder contar com esse serviço que, muitas vezes anônimo, não passa despercebido pelos advogados.

“Vivemos na era da ‘pós-verdade’. Todos se acham no direito de dizer o que pensam e poucos possuem a capacidade de realmente analisar. Devo dizer que o trabalho do cartório de Registro de Imóveis atua nesse sentido [de realmente analisar]”, disse.

O diretor de Comunicação do Colégio Registral do RS, Fernando Pfeffer, falou das ações de 40 anos da entidade, citando as palestras que estão inclusas na série de visitas, além das demais atividades previstas e já realizadas para comemorar a data, como o concurso cultural, as entrevistas com presidentes e sócios-fundadores, e as lives comemorativas.

Em seguida, o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, iniciou a palestra, contextualizando com o atual momento de distanciamento físico: “Estamos distantes, mas estamos juntos; presentes virtualmente”. Lamana Paiva explicou como surgiu o condomínio de lotes, os tipos de loteamentos, as diferenças entre desmembramento e fracionamento, características do condomínio edílico, dentre outros.

O registrador comentou ainda sobre a necessidade dos projetos arquitetônicos serem objeto de reflexão, para propor novas formas de convivência e conveniência, como abrigar locais para recebimento de deliverys, ventilação natural e aproveitamento da luz solar.

“Havia demanda social por essa modalidade de empreendimento imobiliário. O registrador de imóveis não pode ser um ‘truncador’ de negócios. Desde que não seja ilegal, ou irregular, nós temos que facilitar”, disse.

 

As Visitas Virtuais

As visitas ocorrerão nas quintas-feiras, após o horário de expediente, e integram o calendário de atividades relativas aos 40 anos da entidade, que inclui concurso cultural, entrevistas com ex-presidentes e sócios-fundadores, além de lives e palestras. As visitas têm por objetivo estreitar os laços entre a instituição e seus associados, bem como promover atividades culturais para marcar o seu aniversário. Todas as ações foram adequadas aos tempos de pandemia e isolamento físico.

Perdeu a visita e quer assistir? Acesse nosso canal do Youtube e confira, ou então pelo link.

 

Agende-se para a próxima Visita Virtual

Dia: 15 de outubro de 2020 (quinta-feira)

Horário: 18h às 19h30

Cartório: Registros Especiais de Erechim

Anfitriã: Rosalda de Fátima Vieira

Tema: Novos Convênios com Jucis/RS e Receita Federal & Notificações

Palestrante: Marco Antônio da Silva Domingues (presidente do Instituto de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul – IRTDPJ/RS – e titular do 3º Serviço de RTD e RCPJ de Porto Alegre)

 

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Comunicação – Colégio Registral do RS