26 de agosto de 2020

Presidente do Colégio Registral do RS modera live sobre “Condomínio de Lotes”

A Fundação Escola Notarial e Registral (Fundação Enore) promoveu, na última segunda-feira (24.08), uma live gratuita sobre “Condomínio de Lotes”. O evento virtual, que tinha por objetivo debater os impactos do tema na área extrajudicial, contou com a participação do presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Cláudio Nunes Grecco, como moderador.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, iniciou a atividade, apresentando o tema e contextualizando sobre as espécies de empreendimentos imobiliários existentes no Brasil. Lamana Paiva falou também sobre as novidades que o setor imobiliário traz, em resposta às mudanças ocasionadas pela pandemia de coronavírus.

Para o presidente da Anoreg/RS, devem ser pensados novos espaços nos empreendimentos, como locais de convivência mais arejados e ambientes próprios para o recebimento de entregas (deliverys) e trabalho. “Precisamos adaptar e pensar em espaços para coworking, pois a procura é muito grande e tende a aumentar”, comentou.

Já o presidente Grecco lembrou da necessidade do mercado imobiliário e dos registradores de imóveis se atualizarem, em virtude da covid-19. “Essa é uma matéria muito interessante. Vivemos em tempos conturbados e o tema já vinha sendo debatido. Em função do teletrabalho estamos sentindo na carne. Ninguém contava com isso, fomos pegos de surpresa. Por essa razão os projetos arquitetônicos serão objeto de reflexão”, comentou.

Por fim, Grecco elogiou os participantes, relatando que o assunto foi bem desenvolvido pelos painelistas, além de deixar o Colégio Registral do RS à disposição para debates. “Somos agentes da sociedade. Protegemos os proprietários. É muito importante trazer para o debate também o conhecimento do dia a dia que os advogados possuem”, disse.

Voltado a notários, registradores, profissionais das serventias extrajudiciais, advogados, operadores do Direito, e demais interessados, o evento ocorreu pela plataforma moodle da Fundação Enore e contou ainda com a participação do diretor estadual do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), Fábio Machado Baldissera.

 

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Imprensa – Colégio Registral do RS