28 de agosto de 2020

Projeto 40 Anos Fazendo História entrevista Zita Maria Sisti – Sócia-fundadora do Colégio Registral do RS

#40anoscolégioregistraldors

Para marcar seus 40 anos em 2020, o Colégio Registral do Rio Grande do Sul está contando um pouco de sua história e de sua atuação, por meio da vivência de importantes pessoas que contribuíram para seu desenvolvimento, como os sócios-fundadores. O objetivo é compartilhar experiências e homenagear a relevante participação destas pessoas, para mantermos vivas as memórias da instituição.

Confira abaixo a entrevista a sócia-fundadora Zita Maria Sisti, registradora do Ofício de Registro de Imóveis e Especiais de Horizontina (RS) e associada ao Colégio Registral do RS desde sua fundação.

 

Zita Maria durante palestra sobre “Transcrição Imobiliária”, no XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, ocorrido em maio de 2019, em Restinga Seca (RS)

 

Colégio Registral do RS – Como se sente em fazer parte dos 40 anos de história do Colégio Registral do RS, sendo parte fundamental de sua instituição?

Zita Maria Sisti – “Sinto-me participante e construtora de uma entidade de classe que dignifica a profissão e garante os direitos individuais dos que utilizam nossos serviços”.

 

Colégio Registral do RS – Quais foram as suas principais participações na criação da entidade e na construção de seus feitos?

Zita Maria Sisti – “Desde o início fomos parte importante da entidade, contribuindo para a organização dos estatutos originais, realizando contatos com políticos que apoiamos de forma individual e pela entidade, e que também nos apoiaram em muitos e diversos pleitos legislativos em benefício da classe”.

 

Colégio Registral do RS – Na sua opinião, quais as maiores conquistas da entidade para a classe registral nestes 40 anos de atuação?

Zita Maria Sisti – “A manutenção do Artigo 236 da Constituição Federal, em 1988, que garantiu nossa relativa independência, as leis que reconheceram nosso trabalho em diversos setores (como na defesa dos emolumentos e no registro da cidadania), os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), e atualmente o reconhecimento como um serviço essencial”.

 

Colégio Registral do RS – Para a senhora, qual é a importância do Colégio Registral do RS para a classe registral gaúcha?

Zita Maria Sisti – “Muito importante, pois na situação atual onde as pressões são enormes, ter um colegiado atuante e atento é vital. Também no sentido de buscar melhorias nos procedimentos cartorários, aperfeiçoando e diligenciando em busca de leis que melhorem, valorizem nosso trabalho e dignifiquem titulares e prepostos”.

 

Colégio Registral do RS – Qual sua visão sobre a atividade extrajudicial atualmente?

Zita Maria Sisti – “Atualmente, a atividade extrajudicial está sofrendo frequentes e persistentes ataques de políticos e de associações que desconhecem nosso trabalho, bem como a distribuição dos valores pagos em cartório. A ignorância do valor, alcance e garantias de nosso trabalho tem sido prejudicial e ofensivo”.

 

Colégio Registral do RS – E seu recado para quem nos lê?

Zita Maria Sisti – “Deixo um alerta aos colegas e aos atuais dirigentes: é vital e urgente campanhas de esclarecimentos sobre a atividade extrajudicial, tanto na mídia, para conhecimento do povo, quanto aos políticos que persistentemente nos tem atacado. É vital que os colegas convivam com os dirigentes municipais, participando de seus atos e atividades assistenciais, mesmo que não comunguem das mesmas ideias, mas para que tenham um convívio mais estreito com sindicatos, associações de classe, assistenciais e Prefeituras. Isto, além de nos trazer prestígio, nos permite modificar conceitos e melhorar o conhecimento acerca de nossa atividade.

Aos dirigentes, necessitamos de campanhas esclarecedoras sobre o destino do numerário recebido, também uma padronização, para que sejam eliminadas diferenças na elaboração de atos extrajudiciais. Atualmente, com o grande número de calouros assumindo, tem sido importante oferecer cursos que os auxiliem em conhecimento prático”.

 

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Imprensa – Colégio Registral do RS